A pergunta sobre o que é pitch deck é bastante comum no meio empresarial. Na tradução livre significa apresentação do argumento de venda. 

Ou seja, é a oportunidade para gestores exporem publicamente sua empresa, produto ou serviço e atrair pessoas interessadas em investir no seu negócio. 

No entanto, para haver resultados expressivos é importante escolher o local onde o pitch deck será realizado. É importante que o público-alvo esteja presente. 

Além disso, é preciso fazer uma apresentação muito bem estruturada para captar investidores para a empresa. Ela precisa seguir alguns critérios que contribuem para influenciar a decisão do investidor. 

Veja a seguir como construir um pitch deck para conquistar seus objetivos comerciais. Prossiga com a leitura. 

O que pitch deck: saiba agora como estruturar o seu 

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Sua apresentação deve conter elementos para persuadir os investidores presentes, levando-os a decidir de forma favorável ao seu negócio. 

Saiba agora o que é essencial: 

1. Apresentação da empresa

Ao criar a apresentação da sua startup é preciso começar com um título chamativo e o logotipo da sua empresa. Não se esqueça de falar sobre a missão, a visão e os valores do seu negócio. 

Estas informações são essenciais para chamar a atenção do público e despertar o interesse por conhecer mais sobre o seu negócio. 

Neste momento, conte a história da empresa, por meio de uma narrativa verdadeira e envolvente. Fale sobre o objetivo do negócio, ideia central e objetivos de mercado. 

2. Apresente o problema e a solução

Um dos pontos de destaque de uma startup é sua capacidade de resolver problemas por meio de ideias criativas, inovadoras e com uso de tecnologia. 

Portanto, para atrair investidores é preciso contextualizar. Fale sobre o problema enfrentado, seus prejuízos para a sociedade ou para as empresas. 

Em seguida apresente a sua solução, demonstrando os impactos positivos e como ela contribui efetivamente para o desenvolvimento do país.

A Clickbus é um exemplo de startups criada para resolver uma dor que prejudicava empresas e passageiros. 

Para que eles pudessem comprar passagens de ônibus ou obter informações sobre horários e disponibilidade de passagens, era preciso se deslocar até a rodoviária ou buscar informações na internet. 

No entanto, além da perda de tempo e da insatisfação, muitas vezes era preciso enfrentar filas. Esta situação levou muitas pessoas a desistir da viagem.

Por meio da plataforma da Clickbus é possível obter informações sobre mais de 4.800 destinos, incluindo horários de saída, trajeto, valores das passagens, descontos promocionais, entre outros. 

Não há como negar que a solução oferecida por esta startup é extremamente promissora, resolveu dores muito comuns por meio do uso da tecnologia e contribuir para o avanço do país, em termos de mobilidade urbana. 

3. Apresente seu modelo de negócio 

O modelo de negócio é como sua empresa produz e entrega um produto ou serviço. É importante apresentar aos potenciais investidores toda a estrutura do seu negócio, os elementos e etapas de produção. 

Lembre-se que um modelo de negócio bem estruturado demonstra a preocupação na forma como sua startup entrega valor aos clientes. 

4. Fale sobre o mercado e oportunidades

As startups podem oferecer diferentes soluções nos mais variados segmentos. Sendo assim, é preciso estudar o mercado em que ela está inserida e elencar as oportunidades de crescimento. 

Ou seja, qual o potencial de aceitação do produto ou serviço e quais ações de marketing serão abordadas para promover a visibilidade do negócio, e consequentemente, a obtenção de leads e aumento da lucratividade. 

5. Apresente a equipe 

A equipe de profissionais de sua startup precisa ser apresentada, especialmente os profissionais envolvidos diretamente no projeto. Ou seja, os idealizadores. 

É importante falar sobre a capacitação e habilidade de cada um para demonstrar a força do time técnico. 

6. Fale sobre tração e métricas

Falar sobre tração e métricas do seu negócio é demonstrar quais são os indicadores utilizados para medir o potencial de crescimento. 

Esta é uma forma de comprovar que realmente vale a pena investir em startup e que seu empreendimento está preparado para receber aportes e crescer. 

Ademais, acompanhar o desempenho do negócio permite que você identifique gargalos e a elaborar estratégias para eliminá-los, potencializando a geração de resultados. 

7. Apresente as projeções financeiras da startup

Esta informação é crucial para conquistar investidores, pois, eles querem saber quais as chances de retorno financeiro e se realmente é vantajoso investir em sua startup. 

As projeções financeiras dizem respeito às estimativas de ganhos, a curto, médio e longo prazo. Uma das principais características dos investimentos em startup é a demora para obter o retorno, exigindo paciência por parte dos investidores. 

No entanto, ao apresentar as projeções financeiras é possível atrair interessados em aplicar dinheiro em projetos tecnológicos que apresentem soluções efetivas para problemas comuns da sociedade. 

8. Fale sobre como os fundos serão utilizados 

Ao apresentar uma startup, o principal objetivo é captar recursos para investir em seu crescimento, potencializando a consolidação do negócio. 

Porém, é preciso apresentar o plano de negócios demonstrando como os investimentos serão utilizados. 

Esta etapa é fundamental para demonstrar a credibilidade da sua empresa e conquistar investidores. 

10. Convite efetivo 

Após apresentar sua startup, demonstrando seu potencial de crescimento e de geração de lucro, é o momento de convidar os investidores para apostar valores no seu negócio. 

Seja objetivo, claro e conciso. Dessa forma, é possível transmitir informações complexas de uma forma simples e direta. 

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